segunda-feira, 13 de março de 2017

Sorria, você está sendo espionado.

Desde o surgimento da Internet, o fator seguranaça de dados, nunca foi tão colocado em questão, tanto pelos espcialistas da área de TI como também pela sociedade em geral. Ainda mais com os últimos acontecimentos que colocaram essa questão em foco, como: a exposição de ações do governo americano e outros Governos por Edward Snowden referentes a espionagem que acontece em massa global e por último, o Wikileaks, com o vazamento de documentos sobre as práticas de espionagem praticadas especialmente pela CIA(Agencia Central de Inteligência) uma das Organizações de Segurança dos EUA.
A grande questão dessa vez é que um dos muitos documenos vazados apontam para o aplicativo WhatsApp, onde a CIA teria acesso a todo conteúdo das mensagens, que deveria ser de acesso "somente" do destinatário e emissor da mensagem.
Atualmente o aplicativo de mensagens usa uma tecnologia de segurança de dados(criptografia de ponta-a-ponta) em que todo conteúdo entre quem envia e quem recebe é criptografado(embaralhado) e somente ambos podem ter acesso ao conteúdo das mensagens. Uma das formas de captura das mensagens pela CIA, seria quando o usuário estaria digitando o conteúdo da mensagem, que ainda não foram criptografadas.
A pergunta fica no ar: Seria uma falha de segurança no Sistema Operacional em que esse aplicativo está instalado ou uma falha de segurança no próprio aplicativo?
Pois é, mais uma vez o Wikileaks nos mostra do que a CIA é capaz.
A sua participação é importante, deixe seu comentário, o que você achou do conteúdo. Participe.
Acessem technologiaeinformacao.blogspot.com.br e fiquem por dentro dos mais variados assuntos ligados a Tecnologia e Informação.
Até o nosso próximo post.